parallax background

Na Fisiosono sua qualidade de vida é nossa prioridade

Para o melhor entendimento da atuação da FISIOSONO, é fundamental o entendimento desta doença chamada Apnéia do Sono e suas perigosas consequências.

O que é Apnéia do Sono
A Apnéia do Sono ou SAHOS (Síndrome da Apnéia e Hipopnéia do Sono) é um distúrbio que faz com que o paciente tenha o sono interrompido diversas vezes por causa de uma parada respiratória. Essa parada respiratória ocorre devido ao fechamento da passagem de ar na região da garganta e geralmente acontece após um período de ronco intenso.

Diagnóstico da Apnéia do Sono
A Apnéia do Sono resulta em alguns sinais e sintomas que o médico poderá identificar. Quando o médico tiver essa suspeita, ele poderá solicitar o exame do sono chamado de POLISSONOGRAFIA. Este exame deverá ser realizado no Laboratório do Sono, onde o paciente irá dormir monitorizado por diversos parâmetros. Se o resultado do exame demonstrar um IAH (Índice de Apnéia-Hipopnéia) maior que 5 eventos por hora, o diagnóstico é positivo para Apnéia do Sono.
Consequências da Apnéia do Sono
Em cada parada respiratória acontece uma interrupção do sono, por isso, os principais sinais e sintomas da SAHOS são o cansaço e o excesso de sono durante o dia. Estes fatos se tornam os principais causadores da diminuição da qualidade de vida do paciente, pois ele não terá mais a disposição necessária para as atividades de vida diária.

Além disso, a Apnéia do Sono causa uma diminuição da oxigenação do sangue em cada parada respiratória, fato que pode causar diversas alterações no coração e circulação do sangue, como aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas.

Pelo fato do sono ser um importante regulador do metabolismo do corpo, a SAHOS também está associada ao desenvolvimento de Diabetes e aumento de peso.

Tratamento da Apnéia do Sono

Para atingirmos o objetivo de tratar essa terrível e silenciosa doença, é necessário a utilização de um equipamento denominado CPAP. Este equipamento precisa ser utilizado pelo paciente durante seu sono para impedir a parada respiratória. Não havendo mais a parada respiratória, todos os sintomas desaparecerão, assim como as funções cardíacas e circulatórias voltarão ao normal gradativamente. Nos primeiros dias de uso o paciente perceberá uma melhora considerável em sua qualidade de vida. Enfim, a FISIOSONO consegue proporcionar a oportunidade do paciente melhorar sua qualidade de vida.

Para isso colocamos a disposição do nosso paciente os melhores equipamentos para tratamento da Apnéia do Sono.